No próximo dia 31, na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, será realizado o leilão de venda de 37,5 milhões de barris de petróleo pertencentes à União, com a participação de dez empresas habilitadas. Entre as empresas aptas a participar do leilão estão a Petrobras, Refinaria de Mataripe, CNOOC Petroleum Brasil, ExxomMobil Exploração Brasil, Equinor Brasil Energia, Galp Energia Brasil, PetroChina International Brazil Trading, PRIO Comercializadora, Shell Trading Brasil e TotalEnergies EP Brasil.
Hoje, a empresa pública Pré-Sal Petróleo, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, definiu o valor mínimo para cada lote desta etapa do 4º leilão de petróleo pertencente à União.
Os 37,5 milhões de barris de petróleo estão divididos em três lotes do campo de Mero e um lote do campo de Búzios. Ambos os campos estão localizados no pré-sal da Bacia de Santos, sendo Mero o terceiro maior campo de petróleo do Brasil em volume. A expectativa de arrecadação com a venda é de até R$ 15 bilhões, sendo que os recursos serão direcionados para o Tesouro Nacional e poderão ser destinados ao Fundo Social. O valor mínimo estabelecido para os lotes de Mero e Búzios será baseado no preço do petróleo Brent.
No mercado internacional, o preço do barril Brent estava em torno de US$ 80 no início desta semana. Caso os preços apresentem proximidade no dia do leilão, a etapa seguinte poderá ser realizada de forma viva-voz, permitindo que as empresas habilitadas ofereçam valores abaixo do valor mínimo estabelecido pela Pré-Sal Petróleo para se tornarem os vencedores.
Um barril de petróleo corresponde a 159 litros e, após o refino, parte é transformada em óleo diesel, gasolina, lubrificantes, querosene de avião e asfalto. O Brasil opera com três regimes de exploração de petróleo e gás natural: concessão, cessão onerosa e partilha de produção, cada um com suas particularidades e formas de atuação no mercado.
É importante destacar que a partilha de produção, em vigor desde 2013, é adotada nas operações do polígono do pré-sal, uma área com potencial gigantesco de descobertas no litoral brasileiro. A exploração de petróleo nessa região representa baixo risco exploratório e alta produtividade, sendo um ponto estratégico para o setor.
Conheça também: Uma em cada 4 adolescentes no mundo sofreu violência física ou sexual do parceiro
https://gazetadesorocaba.com/dez-empresas-vao-disputar-375-milhoes-de-barris-de-petroleo-da-uniao/