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7 estratégias de vendas para eventos – Blog da Sympla

É fundamental dominar as estratégias de vendas e compreender o mercado, além de ter um profundo conhecimento do seu público, para aumentar as vendas. 

Não sabe por onde começar a promover seus eventos e atrair um grande público? A Sympla compilou 7 técnicas que podem impulsionar as vendas presenciais e online. Confira todos os detalhes na leitura. 

O que consiste nas técnicas de vendas?

As técnicas de vendas são estratégias e métodos de persuasão utilizados para estimular os clientes a adquirirem produtos e serviços. Elas desempenham um papel crucial na garantia de lucratividade e eficácia durante as vendas. 

Essas técnicas podem ser adaptadas e aplicadas em uma variedade de contextos, incluindo o setor de eventos. Nesse contexto, elas podem contribuir para o esgotamento rápido dos ingressos, proporcionando uma previsão de receitas mais precisa. 

#DicaSympla: Tudo sobre como vender mais ingressos: guia completo sobre tráfego pago, parcerias e muito mais

7 Estratégias de vendas para utilizar em 2024

As técnicas de vendas são aplicadas em diversas fases, desde a aquisição de leads até o fechamento da venda. A seguir, apresentamos algumas das principais estratégias para cada uma dessas fases.

1. Compreenda o seu público

Seja no ambiente presencial ou online, compreender o público-alvo e ter clareza sobre quem você deseja alcançar é o primeiro passo para uma estratégia de vendas bem-sucedida. No caso das vendas online, esse conhecimento pode ser útil ao segmentar o tráfego pago, por exemplo. 

Conhecer o seu público e desenvolver uma persona também auxilia na definição da melhor estratégia de comunicação durante a venda, além de ajudar na identificação das objeções que precisam ser superadas e dos diferenciais do seu evento que podem fazer a diferença. 

2. Discurso de vendas e conexão

Para aqueles que almejam fazer vendas presenciais, as técnicas de discurso de vendas e conexão são cruciais. O discurso funciona como um roteiro persuasivo destinado a despertar o interesse do potencial cliente. 

Já a conexão é uma técnica utilizada para estabelecer um vínculo, causando uma impressão positiva e colocando o consumidor no centro das atenções, mostrando interesse pelo que ele tem a dizer, por exemplo.

3. Personalize as suas mensagens

Enquanto o discurso de vendas tem importância para vendas presenciais, as mensagens são vitais para vendas online. Boas técnicas de redação publicitária têm a capacidade de criar textos persuasivos e cativantes, despertando o interesse do público pelo evento e gerando uma sensação de urgência. 

O produtor deve buscar compreender os gatilhos mentais e técnicas de redação para sustentar argumentos de maneira objetiva e envolvente. 

4. Divulgação é essencial!

O marketing eficaz é aquele que parece não ser marketing. Portanto, é importante ser cuidadoso ao planejar suas divulgações, de forma que os anúncios não pareçam propaganda direta. 

Contar histórias ou fazer perguntas, por exemplo, podem ser meios de envolver o lead sem partir para a venda imediata. 

#DicaSympla: Como promover um evento: 8 dicas fundamentais para aplicar

5. Explore as iniciativas promocionais

As iniciativas promocionais também são estratégias para chamar a atenção do público e impulsionar as vendas. Por isso, é válido explorar diferentes opções, como s sorteios de ingressos, ações em eventos e brindes.

6. Empatia em primeiro lugar

Após compreender o seu público, é possível identificar as suas necessidades, certo? Portanto, utilize a empatia para mostrar ao seu cliente que você compreende e pode resolver os seus problemas. 

A empatia é uma ferramenta poderosa para um atendimento diferenciado e pode contribuir para a imagem que você transmite aos clientes.

7. Aproveite as tendências do mercado de eventos

Explorar as principais tendências do mercado de eventos é uma maneira de diferenciar a sua produção da concorrência e aumentar as vendas. Entre as principais tendências, destacam-se:

  • Personalização extrema das experiências;
  • Foco em diversidade, igualdade e inclusão;
  • Associação com causas sociais;
  • Ênfase em shows musicais;
  • Experiências digitais em eventos presenciais.

Bônus

A dica adicional de hoje é sobre o acompanhamento das campanhas de vendas. Realizar testes A/B com diferentes mensagens e imagens, por exemplo, é fundamental para compreender o que atrai mais o seu público-alvo. 

Avaliar campanhas anteriores também ajuda a identificar quais estratégias já geraram resultados satisfatórios, evitando a necessidade de realizar vários testes. 

Onde promover os seus eventos?

Ao aplicar essas técnicas de vendas, será mais fácil divulgar e vender os seus ingressos, alcançando o desejado esgotamento total

Para vendas online, você pode utilizar ferramentas como redes sociais, anúncios patrocinados e cursos online. Já para vendas presenciais, é possível explorar opções como feiras de negócios, eventos corporativos e estandes em locais de grande movimento. 

Se estiver organizando eventos fantásticos, mas não souber como vendê-los, a Sympla oferece um curso online gratuito de marketing para produtores de eventos. Inscreva-se agora mesmo e aprenda com a principal plataforma do Brasil.

https://blog.sympla.com.br/blog-do-produtor/tecnicas-de-venda/