May December: uma reflexão sobre um polêmico relacionamento
O filme dirigido por Todd Haynes, intitulado Segredos de um escândalo no Brasil, em Portugal, na Espanha e na América Latina, toca em uma temática sensível de forma sutil e original. O enredo, baseado em uma relação polêmica entre uma mulher de 36 anos e um adolescente de 13, se inspira na história real de Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau, mas utiliza uma abordagem indireta para explorar os impactos psicológicos e sociais desse acontecimento.
Elizabeth (interpretada por Natalie Portman), uma atriz, mergulha no papel de Gracie (interpretada por Julianne Moore), a amante madura, e passa um tempo na cidadezinha onde a história se passa. Vinte anos após o escândalo, as consequências emocionais e psicológicas ainda permeiam a comunidade e os personagens envolvidos, evidenciando fissuras inesperadas por meio da interferência de Elizabeth.
O filme evidencia a consciência e o inconsciente dos personagens, como a preocupação de Joe em proteger lagartas, simbolizando a falta de um desenvolvimento saudável, e a tentativa de Gracie de se refugiar na inconsciência para evitar questionar suas ações e suas consequências. Além disso, a obra aborda a ambiguidade da representação, sustentando a ideia de que na “vida real” cada indivíduo interpreta a si mesmo.
O filme evita julgamentos morais e mantém as questões em estado de interrogação, destacando a atuação formidável do elenco. Em contrapartida, indica que a história real de Mary Kay Letourneau e Vili Fualaau foi retratada de forma sensacionalista em All-American Girl: The Mary Kay Letourneau Story em 2000.
https://ims.com.br/blog-do-cinema/segredos-de-um-escandalo-por-jose-geraldo-couto/