A questão das iniciativas de ESG tem sido amplamente discutida recentemente, pois a preocupação com a preservação do meio ambiente está se tornando cada vez mais premente. Por isso, é fundamental implementar medidas para compensar os impactos ambientais, o que contribui significativamente para aumentar o engajamento em eventos.
Com isso em mente, a Sympla estabeleceu uma parceria com a Carbono B com o intuito de lançar o selo Ingresso Carbono B. Esse projeto associa a venda de ingressos a contribuições para a preservação e regeneração dos biomas brasileiros.
Quer saber mais sobre essa iniciativa e como implementá-la em seus futuros eventos? Este artigo apresenta todos os detalhes relevantes sobre o assunto. Não deixe de conferir.
O que caracteriza um evento carbono neutro?
Um evento carbono neutro se propõe a compensar todas as emissões diretas de gases de efeito estufa geradas durante sua produção. Isso significa que ele age como uma fonte de financiamento para neutralizar os impactos ambientais provocados pelo próprio evento.
A neutralização do carbono é uma estratégia adotada com o objetivo de minimizar as consequências do efeito estufa. Para alcançar esse feito, um plano estratégico é elaborado com base no cálculo geral das emissões de carbono de cada evento.
Exposições, conferências, festas, espetáculos e qualquer outro tipo de evento emitem gases de efeito estufa. Sendo assim, a compensação das emissões pode ser realizada por produtores de diversos segmentos.
Eventos certificados como Carbono Neutro não apenas demonstram boas práticas de ESG, como também se tornam mais atrativos para os participantes. Dessa forma, é possível engajar o público, fazendo com que ele se sinta parte da mudança.
#DicaSympla: Sustentabilidade social em eventos: qual é o impacto da sua produção?
Como isso é colocado em prática?
Existem diversas técnicas que podem ser empregadas para neutralizar e compensar o carbono emitido em um evento. A abordagem mais comum é a compensação por meio da aquisição de créditos de carbono de alta qualidade, certificados internacionalmente.
Esses créditos são gerados por projetos de preservação ambiental e direcionados para iniciativas de reflorestamento ou melhoria dos processos de combustão.
O objetivo é absorver novamente as emissões globais de CO₂ e outros gases, tornando os eventos autossustentáveis. Tais projetos são submetidos a verificação e validação por empresas idôneas para assegurar que as reduções nas emissões sejam reais e duradouras.
Na prática, o financiamento pode ser associado, por exemplo, aos ingressos do evento. Dessa forma, cada ingresso vendido representa a preservação de um metro quadrado ou mais de bioma, incentivando os participantes a contribuir com um pequeno investimento.
Carbono B e Sympla: uma parceria inovadora!
A recente parceria entre a Sympla e a Carbono B, fundada por Rafael Vaisman, um especialista em sustentabilidade global formado pela Lund University (Suécia), representa uma iniciativa para promover mais sustentabilidade no mercado de eventos.
A empresa integra o programa Sympla Conecta, o que significa que seus serviços são homologados e verificados pela Sympla.
O projeto busca disseminar as práticas ESG por meio da implementação de Biocréditos (UBC), destinados à preservação de florestas, agroflorestas, jardins urbanos orgânicos em favelas, proteção das comunidades locais e outras ações.
A proposta é envolver a comunidade em eventos de todos os tipos, relacionando a compra de ingressos com contribuições para a preservação e regeneração dos biomas brasileiros. Utilizando a medida de UBC (unidades por m²), cada ingresso vendido representa o investimento de 1 m² de bioma preservado ou regenerado.
A Carbono B atingiu um marco significativo ao se tornar a primeira marca homologada pela Sympla a receber o selo Ingresso Carbono B. A meta agora é arrecadar R$ 30 milhões para investimentos verdes e compensação de impactos ambientais.
“Estamos empenhados em transformar eventos em agentes de regeneração ambiental e de mudança social. Com a Carbono B, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais sustentável, onde cada ação conta. Por meio do selo Ingresso Carbono B, estamos capacitando os participantes a se envolverem nessa transformação, ao mesmo tempo que contribuem para a preservação do meio ambiente”, declara Rafael Vaisman.
Essa é uma solução para compensar as emissões de carbono de forma descomplicada, desde a avaliação das emissões de gases do efeito estufa até a verificação do plantio de árvores e a elaboração de relatórios. A iniciativa já está disponível para parcerias e implementações em eventos e feiras de negócios por meio da Sympla.
#DicaSympla: Alvará para evento: passo a passo e documentos necessários para conseguir
Agora você já compreende a importância de investir em um evento carbono neutro e como é mais fácil fazer isso com a Sympla. Então, não perca mais tempo!
Explore essa e outras soluções do Sympla Conecta e descubra os serviços homologados para sua próxima produção. Quer realizar um evento, mas não sabe por onde começar? Converse com nossos consultores.
https://blog.sympla.com.br/blog-do-produtor/evento-carbono-neutro/