Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo do que ela, começaram a se relacionar quando o jovem tinha apenas 13 anos. O caso fez com que houvesse um grande escândalo na mídia daquela época, fazendo com que Gracie fosse presa, mas ainda mantendo o relacionamento com Joe após cumprir sua pena. Sim, a parte da premissa de “Segredos de um Escândalo”, o novo filme de Todd Haynes ( “Carol”, “O Preço da Verdade”), é baseada em uma história real chocante.
Vinte anos se passaram, o casal leva uma vida tranquila com filhos já crescidos, porém tudo isso está prestes a mudar quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) aparece na vida da família. Para interpretar Gracie em um filme, Elizabeth começa a seguir todos os passos de sua anfitriã, tentando aprender seus costumes, manias e entrar na personagem o máximo possível. A chegada da visitante cria um clima desconfortável na casa, desencadeando transformações naquela família.
O diretor consegue transitar bem entre narrativas e gêneros diferentes. Inicialmente, o que chama a atenção é o processo de preparação de Elizabeth para interpretar Gracie. A atriz mergulha na vida da estranha para aprender tudo sobre ela, seus trejeitos, manias e como sua mente funciona. No entanto, a personagem de Portman quer mais do que apenas os maneirismos físicos de Gracie. Ela tenta a todo momento entrar na intimidade daquela família e extrair cada sentimento oculto que eles possam ter sobre o escandaloso relacionamento.
Enquanto Gracie tenta mostrar que não se importa, Joe parece sempre limitado a manter a esposa feliz. Descobrimos que isso é um reflexo do trauma que o personagem sofreu ao se envolver com Gracie tão novo e sem entender como as coisas funcionam. A atuação introspectiva de Charles Melton no início do filme contribui para mostrar esse jovem dentro de um corpo de adulto, cujas chances de aproveitar a juventude foram roubadas. Até que ele se dá conta da situação e caminha em direção à catarse.
O ritmo do filme é propositalmente lento, mas instigante. O roteiro levanta questionamentos que nem sempre tem respostas, nos colocando diretamente no ponto em que o filme discute o interesse das pessoas nas vidas alheias. O longa não tenta ser desrespeitoso, mas os exageros propositais na narrativa e a trilha sonora contribuem para criar uma atmosfera tensa.
“Segredos de um Escândalo” é habilidoso ao entrelaçar suas duas narrativas igualmente intrigantes. A trama inspirada em uma história real é pesada, mas a chegada de Elizabeth dá o respiro necessário para assistir. A chegada da atriz nas inseguranças de Gracie e na vida sufocada de Joe os provoca a sair da acomodação e refletir sobre toda a situação. No fim, o que poderia ser uma cinebiografia de um caso particular acaba se transformando em uma obra crítica sobre moralidade e humanidade.