Um dos eventos especiais que marcará a trajetória de uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos é a mostra “Léa Garcia – 90 anos”. Esta exposição, que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, entre os dias 25 de maio e 23 de junho, terá em destaque 15 filmes estrelados por Léa Garcia, como “Orfeu Negro” (1959) e “Ganga Zumba” (1963). Além das projeções desses longas, o evento também oferecerá três sessões comentadas.
A homenagem gratuita a Léa Garcia ressalta seu pioneirismo como protagonista negra no cinema brasileiro. A programação completa pode ser consultada ao final deste conteúdo.
Nascida no Rio de Janeiro em 1933 como Léa Lucas Garcia de Aguiar, a atriz iniciou sua carreira nos palcos, cinema e televisão há mais de sete décadas. Em sua estreia no cinema, interpretando Serafina em “Orfeu Negro” (1959), ela estabeleceu seu nome na história da sétima arte, tendo o filme vencido o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960. Léa Garcia também se destacou na teledramaturgia, com papéis memoráveis como a antagonista Rosa em “A Escrava Isaura”. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, a atriz foi premiada em diversos festivais renomados.
A mostra “Léa Garcia – 90 anos” reserva datas especiais para a exibição de diferentes filmes estrelados pela atriz, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer ou revisitar obras importantes de sua filmografia. Confira a programação detalhada das sessões ao longo do evento.