Sorobusca Portal de Sorocaba

Dinâmica em grupo em processos de seleção

O tema dinâmica de grupo é importantíssimo para processos seletivos. Por ele exploramos o compartilhamento de ideias e melhoria das empresas e de outras instituições como um todo.

Muito conhecida por quem estuda e trabalha na área de Recursos Humanos, essa prática também tem sido muito valorizada por outros ramos, como de Psicologia, Administração e Pedagogia, por exemplo, e por isso conhecer mais sobre ela pode ser o pontapé inicial de uma carreira bem sucedida.

O assunto também é muito buscado em cursos online pela praticidade e facilidade em aprender.

Para que você conheça mais sobre dinâmica de grupo e outros temas relacionados à gestão de pessoas, além de tópicos essenciais abordados nessas capacitações, preparamos o presente artigo. Acompanhe-o e anote as dicas.

Dinâmicas em Processo de Seleção

O momento em que mais se requisita a dinâmica de grupo é durante o processo de seleção.

Esse método se tornou muito famoso nos recrutamentos por proporcionar integração, facilitar a comunicação e a identificação de falhas e competências.

Não podemos dizer que elaborar uma dinâmica é simples. Essa função exige muita responsabilidade, como qualquer outra que envolve pessoas, além de conhecimentos específicos e know-how.

Quanto mais experiência e aprendizados são adquiridos em workshops e congressos, por exemplo, mais expressivos são os ganhos após uma dinâmica, ou seja, você consegue escolher os melhores participantes e, consequentemente, ganha mais notoriedade dentro da empresa.

Para lhe ajudar nessa missão, selecionamos os passos mais seguidos na hora de montar uma dinâmica com o fim de recrutar talentos:

  • Definição de objetivo: essa é a primeira etapa a ser pensada. Afinal, quais são os perfis de profissionais que a empresa busca? Quais atitudes são esperadas com as atividades em grupo? Quais características não são aceitáveis para a vaga em questão? São inúmeras questões que devem ser formuladas e respondidas para que a dinâmica tenha coerência e alcance o objetivo principal.

  • Analisar o grupo: observe cada um particularmente, faça perguntas individuais e depois parta para as coletivas. É interessante desenvolver uma linha de pensamento para identificar as qualidades, os defeitos e as peculiaridades de comportamento.

  • Assumir postura: pode parecer óbvio esse tópico, no entanto, é sempre bom lembrar que manter a postura profissional do começo ao fim da atividade em grupo é essencial para conseguir melhores resultados. Não é tão difícil não se envolver com a história de algum participante, por exemplo, e deixá-lo falar mais do que os outros, ou até mesmo utilizar artifícios demais para descontrair e acabar perdendo o fio da meada. Portanto, a dica é agir com responsabilidade, clareza e ética.

  • Apresentar amplo repertório: ter muitas cartas na manga para apresentar ao grupo é algo essencial. Além da típica conversa inicial e apresentação dos candidatos, é preciso criar brincadeiras, jogos e atividades interessantes para ajudar na exibição das habilidades de cada um. O mais legal é que existe um repertório gigante para identificar características de liderança, proatividade, pontualidade, esforço, raciocínio, solidariedade, entre muitas outras.

Estudantes e profissionais da área de RH podem aprimorar conhecimentos sobre as etapas das dinâmicas em cursos online. Uma dica bacana além do curso online dinâmica de grupo, é o Curso Online Recrutamento e seleção de pessoal‍, que mostra os pontos primordiais para quem visa crescer nessa carreira. Vale a pena apostar.