Clínicas cancerologia em Sorocaba

O que faz um cancerologista?
Nos termos médicos cancerologia e oncologista se trata do mesmo profissional, ambos são especialista médicos que tratam de tumores e câncer. Essa área é voltada a estudar como o câncer se desenvolve e qual seria a melhor maneira de se tratar a doença,
Afinal,o que é o câncer?
Câncer basicamente é um nome designado a um grupo de mais de 200 doenças.Embora atualmente exista diversos tipos de câncer,o seu inicio é o mesmo em todos os casos, é quando acontece um crescimento anormal das células de forma que saia do controle.
O médico oncologista
Esse profissional é um médico especializado no tratamento do câncer, e cuida de tudo que envolve o paciente acometido pela doença. O médico oncologista é o responsável pela prescrição dos medicamentos, e o melhor tratamento para o caso em especifico do seu paciente, como a radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.
Além do própio profissional especializado em oncologia, o tratamento completo para o câncer requer outros profissionais trabalhando em unidade para a cura, ou melhoria da qualidade de vida do paciente. O médico oncologista conta com o auxilio de outros profissionais das áreas de patologia, radiologia, Cirurgia, Pediatria, Psiquiatria, Enfermagem, Psico-oncologia, Fisioterapia, Nutrição e muitos outros especialidades.
Quais o objetivo de um cancerologista?
O especialista tem mais de um objetivo, na realidade são três metas que são:
- Curativo: O médico visa através da cirurgia ou tratamento alcançar a cura.
- Remissão da doença: Caso o médico perceba que a cura não será possível, ele estuda outras maneiras para alcançar uma maior qualidade de vida ao paciente, evitando muitas internações e o mantendo longe dos efeitos do câncer.
- Precauções Paliativas = Quando nem a remissão da doença é possível, o médico busca outras maneiras de fazer com que o paciente fique bem consigo mesmo, e busca controlar os sintomas gradativamente, já que os riscos de vida são maiores, o médico tem o papel fundamental para diminuir o sofrimento do paciente e dos seus familiares.