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Como criar um design eficaz?

Para quem organiza eventos, é fundamental ter uma arte gráfica atraente e informativa para alcançar o sucesso desejado. Os banners para eventos não apenas refletem o clima do evento – seja ele corporativo ou descontraído – mas também guiam os potenciais participantes de forma rápida e eficaz.

Mas, quais informações precisam estar presentes em uma boa peça gráfica? Quantas cores e fontes usar? E qual é o tamanho adequado da arte para o Instagram e para a página de vendas? Para quem não é designer gráfico, responder a essas perguntas pode não ser tão simples.

É por isso que é importante continuar lendo para entender:

  • as informações essenciais;
  • as dimensões das artes gráficas;
  • ferramentas fáceis de usar;
  • e um modelo pronto para personalizar e utilizar!

Qual é a importância de um banner para eventos?

Seja chamado de banner, layout, peça ou arte gráfica, esse elemento visual é crucial para transmitir a mensagem principal do evento, sua categoria e o estilo geral da ocasião. As peças gráficas são utilizadas em diferentes meios e podem conter informações adicionais, mas é essencial mantê-las alinhadas com a identidade visual do evento, que é o conceito criativo que guia todas as comunicações. Afinal, o seu evento é uma marca!

#DicaSympla: confira mais dicas em: Vídeo marketing para eventos: 6 motivos para apostar nesse formato

Como criar um banner para eventos?

Produzir uma arte gráfica eficiente vai muito além de apenas criar algo bonito visualmente. É preciso atrair a atenção, informar e despertar o interesse do espectador. Felizmente, com algumas dicas simples, você pode elaborar peças gráficas personalizadas para o seu evento. Quer saber como? 

1. Destaque as informações essenciais: o que não pode faltar em um banner para eventos?

Para garantir que sua peça gráfica cumpra seu papel, é fundamental começar destacando os elementos-chave, como data, horário e local. Essas informações permitem que o espectador identifique rapidamente os detalhes do evento.

O nome do evento é outra informação crucial, pois é o que irá atrair a atenção do público-alvo e criar reconhecimento. Vale a #DicaSympla: pesquise sobre ideias de nomes para eventos para se destacar e fortalecer sua marca.

Além disso, é importante usar elementos persuasivos para incentivar a participação do público-alvo, como uma descrição impactante, a divulgação de atrações especiais ou o destaque de diferenciais do evento. Em alguns casos, incluir uma imagem de palestrante ou artista principal pode ser válido, desde que a qualidade da imagem seja alta. Evite sobrecarregar a peça com informações desnecessárias!

2. Organize as informações hierarquicamente

Após definir quais informações serão incluídas no banner, é importante hierarquizá-las adequadamente. O nome do evento, por exemplo, deve ter destaque visual, seguido de outros detalhes relevantes em uma ordem de importância.

A organização visual dos elementos também é crucial para garantir uma leitura eficiente. Agrupe informações relacionadas e mantenha uma hierarquia clara para facilitar a compreensão do conteúdo.

3. Escolha cores, fontes e contraste adequados

Enquanto algumas pessoas recomendam o uso limitado de cores em uma peça gráfica, a #DicaSympla sugere explorar uma variedade de cores, desde que garanta a legibilidade do texto. Certifique-se de que haja contraste suficiente entre as cores de fundo e as letras para facilitar a leitura.

Da mesma forma, a escolha das fontes é essencial para garantir a legibilidade da mensagem. Evite estilos de letras muito elaborados que possam dificultar a compreensão do texto!

4. Adeque as dimensões para cada plataforma

É fundamental adaptar a peça gráfica para cada rede social, evitando utilizar o mesmo formato em todas elas. Mesmo que algumas plataformas façam uma adaptação automática, o resultado pode não ser ideal. Ajustar o formato para cada canal é a melhor abordagem. Quais são os tamanhos recomendados? Anote aí:

  • Post feed no Instagram: 1080×1080 ou 1350×1080
  • Post Stories: 1080×1920
  • Banner Sympla: 1600 x 838
  • Peça para WhatsApp: 1080×1080

5. Utilize modelos prontos

Mesmo com todas essas orientações, pode ser desafiador iniciar a criação de um banner para eventos. A Sympla disponibiliza modelos prontos de peças gráficas especialmente desenvolvidos para as necessidades do setor de eventos! Para utilizar, basta selecionar um modelo, personalizá-lo com os dados do seu evento e pronto! Fácil e eficiente, não é mesmo?

Para começar a explorar os modelos disponíveis, acesse:

Se não conseguir visualizar as imagens, os links para os modelos de banner para eventos estão listados abaixo:

https://blog.sympla.com.br/blog-do-produtor/banner-para-eventos/