Search

Como Desenvolver em 10 Etapas

O crossfit está conquistando cada vez mais seguidores no Brasil e em todo o mundo. Esse entusiasmo abre novas oportunidades para os organizadores de eventos esportivos. 

E você? Já pensou em realizar um torneio de crossfit? Aqui, a Sympla apresenta tudo o que é necessário para começar a planejar esse tipo de evento e os passos fundamentais para garantir o sucesso da produção. Confira abaixo. 

O que é Crossfit?

O crossfit é uma modalidade esportiva de alta intensidade que combina vários exercícios funcionais com o objetivo de aprimorar a capacidade respiratória, o condicionamento físico e a resistência muscular. 

Desenvolvido nos anos 2000 por Greg Glassman, um ex-treinador de ginástica, a prática é dinâmica e inclui uma variedade de atividades como levantamento de peso, corrida, ginástica, corda e treinos de resistência. 

Por ser realizado em grupo, o crossfit estimula um senso de comunidade e se destaca em relação a outras modalidades, conquistando cada vez mais adeptos. 

Essa popularidade crescente colocou o esporte em um novo patamar, abrindo portas para eventos de grande porte, como o Crossfit Copa Sur, o principal campeonato de Crossfit da América do Sul, que está sendo realizado no Rio de Janeiro.  

#DicaSympla: Eventos esportivos: 9 orientações imprescindíveis para produzir

Normas de um campeonato de crossfit

Os campeonatos da modalidade reúnem competidores de diferentes habilidades em uma série de exercícios, através de uma fase de classificação até a final em cada nível. Os melhores atletas são premiados ao final do torneio. 

De forma geral, os campeonatos seguem algumas regras:

  • Idade: as categorias são baseadas na faixa etária e divididas em Iniciante, Scaled, Intermediário, RX e Master, com intervalos de quatro anos de idade;
  • Equipes: as competições acontecem em duplas, trios ou equipes do mesmo box, com reservas para substituições se algum atleta se machucar;
  • Pontuação: os competidores acumulam pontos em cada fase de classificação. Em caso de empate, a organização precisa estabelecer critérios para desempate;
  • Eliminação: os atletas devem seguir as regras estabelecidas e cumprir os requisitos de cada prova, sob risco de desqualificação. 

#DicaSympla: Como controlar a entrada de participantes em um evento esportivo

Sugestões para estabelecer um campeonato de crossfit

Determinar as normas para a competição é apenas o início da produção de um evento desse porte. Além dessa etapa, existem vários outros aspectos que precisam ser cuidadosamente considerados e estabelecidos. 

Para auxiliar, a Sympla apresenta o checklist a seguir que irá garantir que o organizador não deixe passar nenhum detalhe: 

  1. Planeje seu evento com antecedência: estabeleça metas, público-alvo, custos, orçamento, parcerias, premiações, datas e horários, e estratégias de divulgação;
  2. Escolha um local apropriado: procure um local de fácil acesso, com arquibancadas, vestiários e lanchonetes. Considere a estimativa de público e faça a reserva com antecedência, incluindo tempo para montagem e desmontagem da estrutura;
  3. Encontre fornecedores e parceiros: busque parceiros que possam ampliar a visibilidade do evento e da marca. Os fornecedores devem ser escolhidos com cuidado, considerando referências e avaliações para garantir confiança nos serviços;
  4. Defina os WODs: determine a sequência de exercícios que os atletas terão que completar durante a competição e compartilhe essas informações com eles. É imprescindível contar com a orientação de um profissional qualificado para criar um plano conforme cada categoria;
  5. Organize a alimentação: decida se a alimentação será fornecida aos atletas ou contratada. Ofereça opções saudáveis e leves e disponha de um espaço adequado para as refeições;
  6. Prepare e distribua os kits: o kit do participante frequentemente é um atrativo para a inscrição no campeonato, portanto, monte-o com atenção. Conte com o auxílio dos patrocinadores, que podem contribuir com produtos. Itens como camiseta, boné e squeeze são boas opções;
  7. Selecione a arbitragem: para garantir uma competição justa, é essencial contar com juízes especializados na modalidade, com conhecimento das regras do campeonato. Opte por profissionais certificados e experientes;
  8. Cuide da cobertura e filmagem do evento: transmitir o evento ao vivo nas redes sociais pode ser uma estratégia para aumentar a divulgação e o interesse em futuras edições. Portanto, destine um profissional para registrar tudo, desde as competições até os bastidores e premiações. 
  9. Disponha de uma equipe de socorro ou enfermaria no local: em eventos esportivos, é comum haver lesões ou acidentes. Sendo assim, antecipe-se e tenha uma equipe preparada para lidar com emergências;
  10. Tenha uma página de vendas eficiente: a página de vendas é o espaço para todas as informações do evento, métodos de pagamento e inscrições, garantindo acesso fácil para participantes e público. Utilize a Sympla para criar sua página e vender os ingressos. 

#DicaSympla: 7 estratégias de venda para eventos

Na Sympla, você encontrará as soluções ideais para iniciar seu evento esportivo. Somos a plataforma mais acessada do Brasil, com mais de 30 milhões de visitas por mês, ou seja, o lugar perfeito para divulgar e vender eventos de grande interesse, como um campeonato de crossfit. Conheça nossas soluções e crie seu evento esportivo na Sympla. 

https://blog.sympla.com.br/blog-do-produtor/como-organizar-campeonato-de-crossfit/