Search

EMTU lança serviço digital para solicitar benefício ao Passageiro Especial

O Cartão Especial da EMTU, benefício que proporciona a gratuidade no transporte metropolitano para passageiros com deficiência, está agora disponível para solicitação de forma totalmente online. Essa nova tecnologia já está em funcionamento para os usuários das linhas das Regiões Metropolitanas Campinas, Sorocaba e Baixada Santista.

A plataforma WebCapes foi implementada para oferecer um atendimento virtual aos passageiros, permitindo a inserção direta de documentos no sistema de concessão de benefícios, tornando o processo de solicitação mais ágil e prático para a população.

Depois de obter o e-laudo de isenção tarifária em uma unidade de saúde credenciada no município, o passageiro deve seguir as indicações do Manual do Usuário, que está disponível no site www.emtu.sp.gov.br/webcapes.

Na plataforma, serão solicitados documentos digitalizados e uma foto. Após o cadastro, a EMTU analisará os dados enviados e, uma vez validados, o status da solicitação será alterado para “Aguardando Agendamento”. O passageiro terá que marcar a retirada ou entrega do cartão, podendo também designar outra pessoa para buscar. Na região de Campinas, a retirada é feita no Capes – Centro de Atendimento ao Passageiro Especial, do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira.

Sidneia Santos, chefe de Departamento do Atendimento ao Passageiro Especial, destaca que “a implementação desse sistema virtual facilita o atendimento dos usuários que mais necessitam, garantindo mais praticidade, conforto e acessibilidade na hora de solicitar o benefício”.

Cartão Especial

De acordo com a legislação em vigor, o benefício é destinado a pessoas com deficiência que tenham sua capacidade de trabalho comprometida de forma grave, bem como a menores de 16 anos com deficiência. São consideradas pessoas com deficiência, para a concessão do benefício, aquelas que se enquadram nas categorias de auditiva (severa ou profunda, excluindo os casos leves), visual, mental e múltipla.

Também são consideradas pessoas com doenças orgânicas incapacitantes aquelas que possuem doenças como o HIV, com alguma doença oportunista estabelecida ou com tumores malignos.

Para se cadastrar, o interessado deve procurar uma das unidades de saúde do SUS, devidamente credenciadas pelas Secretarias de Saúde municipais. Na unidade de saúde, o usuário será avaliado por uma equipe multiprofissional de saúde, que emitirá um laudo médico eleletrônico conclusivo, conforme a Resolução Conjunta das Secretarias de Transportes Metropolitanos e Saúde.

A validade do benefício varia de 24, 12 ou 6 meses, dependendo da Classificação Internacional de Doença – CID, conforme a Resolução Conjunta SS/STM nº 03 de 09/06/2004.

Com informações: Assessoria EMTU

https://comandonoticia.com.br/emtu-implanta-atendimento-online-para-solicitacao-de-beneficio-ao-passageiro-especial/