Search

Entendendo as ferramentas e estratégias para promover seu evento.

Você já pensou em investir em tráfego pago e marketing digital para promover e vender seus eventos? Antigamente, as mídias tradicionais dominavam o mercado publicitário, mas atualmente a situação mudou.

Segundo um relatório de impacto econômico do Google, a plataforma Ads movimentou 104,5 bilhões de reais no Brasil em 2022, enquanto os comerciais de televisão nem chegaram perto desse valor.

Diante desse cenário, é crucial que empresas de todos os setores comecem a investir em publicidade online. Mas como isso se aplica ao mercado de eventos? É isso que a Sympla abordará neste artigo. Acompanhe!

Entendendo o marketing digital

Philip Kotler, renomado especialista em marketing, define o marketing como uma estratégia para identificar e atender às necessidades humanas de forma lucrativa.

O conceito de marketing é o mesmo, seja no modelo tradicional ou no digital. O que muda são os canais utilizados para atrair e se relacionar com os clientes.

Enquanto o marketing tradicional se apoia em anúncios em jornais, revistas e outdoors, o marketing digital se concentra em ferramentas online, como redes sociais e outras formas de publicidade paga.

O marketing digital é cada vez mais essencial para empreendedores de todos os setores, incluindo o mercado de eventos. Isso se deve à mudança nos hábitos de consumo do público, que agora prefere a internet para pesquisar e comprar produtos e serviços.

Portanto, investir em estratégias de marketing digital é fundamental para produtores de eventos que buscam ampliar seu alcance. E você, já utiliza essa ferramenta?

O conceito de tráfego pago

Tráfego pago é uma estratégia de marketing digital em que empresas investem recursos para promover conteúdos ou produtos em plataformas online, como Google Ads ou redes sociais.

O objetivo é chamar a atenção do público-alvo e gerar conversões, que podem ser diversas ações, como curtidas, visitas ao site, interações ou compras.

Na prática, a empresa paga para que seus anúncios sejam exibidos a um público específico, com base em critérios como localização, idade, interesses e comportamento online. Esses anúncios podem assumir diferentes formatos, como banners, vídeos ou posts patrocinados, e o pagamento pode ser por cliques (CPC), visualizações (CPM) ou ações específicas, como conversões.

Diversas plataformas oferecem opções de tráfego pago, incluindo Facebook e Instagram Ads, Google Ads, YouTube e TikTok.

Benefícios do tráfego pago para eventos

O investimento em tráfego pago pode trazer inúmeras vantagens para os produtores de eventos. Essa estratégia permite que você alcance seu público-alvo de forma eficaz, sendo mais econômica e mensurável em comparação com outras abordagens.

Portanto, essa ferramenta contribui para o alcance de metas, diferencia a divulgação dos eventos e possibilita a exploração de novos formatos, como vídeos e conteúdos interativos.

O investimento em publicidade paga também amplia a visibilidade da marca, estabelecendo relevância e autoridade para os produtores de eventos, além de aumentar o engajamento e interação dos participantes. Além disso, expande o alcance das campanhas e garante um melhor retorno do investimento (ROI).

#DicaSympla: Como divulgar um evento: 8 estratégias essenciais para implementar

Melhores ferramentas de tráfego pago para eventos

Como mencionado, as principais redes sociais oferecem ferramentas de anúncios pagos, assim como o Google. Há, portanto, uma variedade de opções para quem deseja investir nessa estratégia.

Para definir o melhor canal de divulgação para seus eventos, é fundamental compreender quem é seu público-alvo e onde ele mais interage nas redes sociais.

Por exemplo, se o evento é voltado para um público mais jovem, é recomendável investir em plataformas como Instagram, YouTube e TikTok, pois dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil mostram que 99% dos adolescentes entre 15 e 17 anos têm perfis ativos nesses canais.

Mesmo os públicos mais velhos estão presentes nas redes sociais, mas tendem a preferir plataformas mais tradicionais. De acordo com um estudo da Toluna, 88% das pessoas de 18 a 54 anos acessam as redes regularmente, enquanto a porcentagem é de 89% para os com mais de 55 anos. O Facebook lidera como a preferida entre eles.

#DicaSympla: 7 técnicas de venda para eventos

Estratégias para promover eventos com anúncios pagos

As campanhas de tráfego pago podem ser úteis para atrair participantes e patrocinadores. É essencial considerar que o mercado de eventos é sazonal, então é crucial saber aproveitar as tendências e ciclos do mercado a seu favor.

A seguir, algumas dicas para usar anúncios pagos na promoção de seus futuros eventos:

  • Use sua base de dados e e-mails para criar campanhas de retargeting, visando atingir pessoas que já demonstraram interesse no evento;
  • Combine ações com influenciadores com links patrocinados. O apoio de figuras de autoridade do setor ajudará a aumentar a relevância e credibilidade do evento;
  • Crie promoções com cupons e descontos usando gatilhos de escassez e urgência, como “Apenas 10 dias restantes para este evento imperdível” ou “Ingressos sem taxa hoje apenas”;
  • Integre links patrocinados com outros meios, como anúncios de rádio ou nos pontos de venda. Um planejamento estratégico bem elaborado é essencial para alinhar com os objetivos do evento;
  • Defina as plataformas para os anúncios e consulte guias e tutoriais para aprender a usá-las. É útil contar com uma agência ou profissional especializado.

#DicaSympla: Como vender mais ingressos: guia completo com tráfego pago, parcerias e mais

Uma estratégia eficaz de tráfego pago resultará em uma audiência altamente segmentada para seu conteúdo, atraindo o público certo para seu evento.

O sucesso do tráfego pago depende de vários aspectos, como segmentação precisa do público, escolha adequada de palavras-chave e plataformas, controle do orçamento e monitoramento contínuo do desempenho das campanhas.

Além de oferecer conteúdo valioso, a Sympla é a maior e melhor plataforma para divulgar, organizar e impulsionar as vendas de seus eventos. Converse com um consultor e descubra todas as soluções da Sympla para você.

https://blog.sympla.com.br/blog-do-produtor/o-que-e-trafego-pago/