(Imagem: reprodução/Television Academy)
A cerimônia do Creative Arts Emmys 2024 ocorreu durante o último final de semana (7 e 8 de setembro) e foi totalmente dominada pela FX. As produções “Xógum” e “O Urso” foram os grandes destaques, consolidando a emissora dos Estados Unidos como líder da temporada.
“Xógum” bateu um recorde ao conquistar 14 prêmios Emmy, tornando-se a série com mais vitórias em um único ano. Anteriormente, o recorde era de 13 estatuetas, mantido pela minissérie da HBO “John Adams”, e 12 para uma série em andamento, como “Game of Thrones”. Por sua vez, “O Urso” levou sete prêmios por diversas categorias, incluindo elenco, edição de imagem, mixagem de som e participações especiais de Jon Bernthal e Jamie Lee Curtis. A FX lidera entre os distribuidores com 27 vitórias nos dois primeiros dias, seguida pela Netflix com 18 e Apple TV+ com 15.
Um outro destaque da cerimônia foram os compositores Benj Pasek e Justin Paul, que alcançaram o cobiçado status de EGOT ao vencerem o Emmy de Música Original e Letra pela música “Which of the Pickwick Triplets Did It?”, da série “Only Murders In The Building”. Essa conquista se soma ao Oscar de 2017 pela canção “City of Stars”, do filme “La La Land”, um dos dois Tony Awards ganhos pela trilha sonora de “Querido Evan Hansen” em 2017 e ao Grammy recebido pelo álbum do elenco de “Querido Evan Hansen” em 2018.
A premiação continua no domingo, 15 de setembro, com o Emmy principal de 2024.