PORTO ALEGRE, RS (AGÊNCIA BRASIL) – O Grupo Globo está em conversas com a Liberty Media visando a possível volta da Fórmula 1 à sua programação, sendo esta a principal categoria do automobilismo mundial. Mesmo tendo um contrato com a Band válido até o final de 2025, surgiram complicações nos bastidores.
De acordo com informações obtidas pela Agência Brasil, o plano da Globo para o retorno da F-1 inclui a exibição completa da temporada no SporTV, seu canal de TV por assinatura, além do Globoplay, sua plataforma de streaming.
No entanto, a TV aberta não será deixada de lado. Determinadas corridas icônicas, como o Grande Prêmio do Brasil e o GP de Mônaco, serão transmitidas pelo canal Globo.
A Globo foi fundamental para popularizar a categoria no Brasil, com a transmissão contínua em TV aberta de 1981 a 2020. A ausência de um piloto brasileiro competitivo resultou em uma queda na audiência da Fórmula 1.
No entanto, a emissora enxerga a exibição das corridas como uma ótima oportunidade comercial. Mesmo em anos de audiência baixa, a Fórmula 1 sempre foi um sucesso para anunciantes devido ao seu apelo junto às classes sociais com maior poder aquisitivo.
A Liberty Media vê com bons olhos a possibilidade de retornar a competição para a emissora carioca. O modelo de negócios para o pagamento dos direitos de transmissão ainda está em discussão entre as partes. A Globo, no entanto, não pretende fazer investimentos excessivos. Enquanto isso, a Band está buscando um equilíbrio financeiro em relação ao que paga atualmente, sendo os valores considerados muito altos.
Conflito com a Band
A potencial volta da Fórmula 1 à Globo está ligada a um conflito envolvendo a Liberty Media e a Band, que assumiu a transmissão no Brasil a partir de 2021.
O contrato ainda está em vigor, porém a empresa tem enfrentado dificuldades para cumprir com os pagamentos acordados anteriormente. A Band e a Liberty dividem igualmente os valores provenientes de patrocinadores. A crise entre a Band e a Fórmula 1 foi relatada pelo jornalista Flávio Ricco.
Um incidente no ano passado agravou a situação. Uma casa de apostas adquiriu uma cota de patrocínio no valor de R$ 20 milhões, porém não realizou o pagamento, acarretando prejuízos para a emissora. O problema acabou se transformando em uma disputa judicial.
A Band afirmou, em contato com a Agência Brasil, que possui um contrato vigente com a Fórmula 1 até 2025.