O ministro da Economia, Fernando Haddad, analisou que o trabalho realizado pela equipe econômica ao longo do ano foi bem-sucedido e reconhecido não apenas pelo governo, mas também por fontes externas. Essas declarações foram feitas após a aprovação da medida provisória que regulamentou a subvenção estadual na base de cálculo de tributos federais no Senado.
Ele também destacou que, do conjunto de medidas para recompor as receitas em 2024 e garantir um déficit zero, ainda é necessária a aprovação da proposta que regulamenta as apostas esportivas, que está em análise na Câmara.
“O trabalho é árduo ou não, dependendo do resultado. Quando terminamos o ano bem, com as coisas digeridas e compreendidas, eu acredito que é um ano para comemorar os bons resultados. Não é apenas o nosso governo que está comemorando. As agências de classificação de risco estão reconhecendo, o mercado está reconhecendo, os indicadores, o risco país, o dólar, as taxas de juros futuras. Tudo isso está se comportando melhor, tudo isso é importante”, afirmou.
Ele reiterou a necessidade de “estabelecer a ordem” para criar um ciclo positivo no país.
Desoneração
O ministro da Fazenda afirmou que o governo está considerando uma alternativa para a desoneração da folha de pagamento. O governo vetou integralmente o projeto que prorrogava o benefício até 2027 e também incluía mudanças na contribuição previdenciária de prefeituras. Sem apresentar uma proposta, o Congresso derrubou esse veto.
“Vamos ter uma reunião com o presidente sobre isso. Mas já estamos encaminhando para a Casa Civil o que acreditamos ser uma solução mais harmoniosa”, disse o ministro ao deixar o Senado após a aprovação da MP da subvenção do ICMS.
https://gazetadesorocaba.com/haddad-quando-terminamos-o-ano-assim-podemos-comemorar-o-resultado/