SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Na noite de ontem (4), um carregador de celular ligado à tomada provocou um incêndio no quarto de uma residência em Palmas (TO).
O próprio morador avisou o Corpo de Bombeiros sobre o início do fogo. O incêndio atingiu apenas o quarto e destruiu a cama, guarda-roupa, itens pessoais e o banheiro do morador. O Corpo de Bombeiros afirmou que não investigará a origem do incêndio, pois não há suspeitas de crime.
RISCO DE INCÊNDIO POR CARREGADOR?
Em entrevista a Tilt em 2021, especialistas afirmaram que carregadores originais raramente causam incêndios se permanecerem na tomada. Por isso, é sempre recomendável optar por carregadores originais ou certificados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O professor João Carlos Lopes Fernandes, de engenharia elétrica e de computação, explicou que “o carregador original só fornece energia se estiver conectado [ao celular], os outros não possuem proteção”. Em resumo, alguns carregadores não reconhecem quando não há dispositivo conectado e continuam consumindo energia, o que não acontece com os originais, a menos que tenham uma luz LED.
Antonio Carlos Gianoto, professor do departamento de engenharia elétrica da FEI, também alertou para possíveis problemas na rede elétrica da residência que podem causar incêndios. Ele afirmou que “é preciso verificar as condições, pois há muitas residências em condições precárias. Mas a chance de curto-circuito é pequena. O carregador na tomada sem o celular conectado é como ter um interruptor sem a lâmpada”