Search

Início do plantio de mudas de árvores no Residencial Parque dos Eucaliptos

Imagens: Secretaria do Meio Ambiente

No último sábado, dia 20, ocorreu o plantio de 66 mudas de árvores nativas no Residencial Parque dos Eucaliptos, um projeto de relevância social localizado na região oeste de Sorocaba, no bairro Wanel Ville. A iniciativa, realizada pelo próprio residencial em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), contou com a participação ativa das famílias residentes no local, com destaque para a presença das crianças.

O objetivo principal do plantio, conforme explicou o síndico do Residencial Parque dos Eucaliptos, Leonardo Gonçalves Rodrigues da Costa, foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e das árvores, além de contribuir para a estética do condomínio e, futuramente, atrair pássaros e proporcionar sombras. Esta ação também é parte dos esforços da Sema em termos de conservação e promoção da arborização urbana, com o intuito de aumentar as áreas verdes da cidade em consonância com o Plano Municipal de Arborização.

No espaço útil do condomínio, foram plantadas mudas de espécies frutíferas nativas, como jabuticaba, uvaia, araçá, pitanga, entre outras. Já ao redor das calçadas, foram inseridas mudas de aroeira-salsa e cróton. A escolha por espécies nativas da região foi feita com base na “Lista de espécies indicadas para restauração ecológica para diversas regiões do estado de São Paulo”, elaborada pelo Instituto de Botânica do Governo do Estado de São Paulo, visando enriquecer a biodiversidade do ecossistema.

Uma equipe da Sema foi responsável por toda a logística do plantio, incluindo o transporte e seleção das mudas produzidas no viveiro municipal, a preparação dos canteiros, o uso de tutores e insumos necessários.

Durante o evento, a equipe da Sema forneceu informações sobre cada espécie plantada, incluindo dados sobre a frutificação, cor dos frutos, e respondeu às perguntas das crianças. Além disso, foi realizada uma oficina gratuita para todos os participantes, demonstrando a maneira correta de realizar o plantio.

Para mais informações sobre plantio de árvores em Sorocaba, entre em contato com a Sema de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (15) 3219-2280.

 

https://gazetadesorocaba.com/plantio-de-mudas-de-arvores-e-realizado-no-residencial-parque-dos-eucaliptos/