Search

Irregularidades no CPF podem levar ao bloqueio do Bolsa Família para 100 mil beneficiários em janeiro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, aproximadamente 100 mil beneficiários do Bolsa Família podem ter seus pagamentos bloqueados neste mês de janeiro devido a irregularidades em seus CPFs (Cadastro de Pessoa Física).

Se forem identificadas quaisquer pendências no documento ou no Cadastro Único, o beneficiário receberá uma notificação e terá seis meses para regularizar a situação. Caso contrário, o benefício será cancelado.

Essa ação faz parte dos esforços do ministério para aprimorar a gestão do programa de assistência e evitar fraudes nos benefícios.

Para resolver pendências no CPF no Cadastro Único, as famílias devem verificar a situação junto à Receita Federal e realizar a regularização, se necessário. Após a regularização, é preciso atualizar o Cadastro Único para retomar o recebimento do benefício.

Para consultar a situação do CPF, siga estas etapas simples:

– Acesse a seção “Meu CPF” no site da Receita Federal
– Clique em “Consultar CPF”
– Insira o número do documento e a data de nascimento do titular
– Clique em “Consultar” novamente; será gerado o comprovante da situação cadastral do CPF
– Em caso de pendências, clique em “Meu CPF”
– Em seguida, clique em “Atualizar CPF”
– E, depois, em “Regularizar CPF”
A regularização pode ser feita por e-mail da Receita Federal do estado do beneficiário, por meio de um formulário online ou em um posto de atendimento presencial. Após isso, a pendência será automaticamente removida no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).

O beneficiário do programa não terá seu pagamento afetado devido a dívidas financeiras registradas em seu cadastro, segundo o MDS.

O ministério promete informar as famílias sobre a situação do CPF e como regularizá-la, reforçando a notificação por meio de mensagens enviadas nos extratos de pagamento dos benefícios, nos aplicativos do programa Bolsa Família e do Caixa Tem.

Para esclarecimento de dúvidas, o governo disponibiliza vários canais de atendimento, incluindo o Disque Social 121, chat, formulário eletrônico e informações permanentes no site do Ministério do Desenvolvimento Social.

https://gazetadesorocaba.com/100-mil-podem-ter-bolsa-familia-bloqueado-em-janeiro-por-irregularidades-no-cpf/