Uma obra cinematográfica intitulada “Tereza, a negra” é um filme de ficção que se passa nos anos 1970, em meio a um país submerso em um regime ditatorial, com diversas visões de nacionalidade em conflito, tanto de direita quanto de esquerda. O filme enfrentou desafios durante a produção, incluindo intervenções da censura, três reedições não autorizadas que segundo Coni Campos, modificaram substancialmente o seu conteúdo e o sentido original da obra, levando-o a se distanciar do projeto.
A trama gira em torno de três personagens africanos – Dr. Silvanius, Makeba Za-retê e Katoka – que viajam ao Brasil para participar do Festival Internacional da Canção, onde Jorge Ben é o grande favorito. No entanto, uma quadrilha liderada por Barbarela planeja substituí-lo por um sósia e roubar o prêmio. Após o fracasso do plano, os golpistas são presos, Jorge Ben continua sua carreira de sucesso, Makeba adota o nome de Tereza e decide permanecer no Brasil.
Apesar de ser considerado um filme excêntrico que mistura comédia e música, “Tereza, a negra” aborda questões relevantes. A representação da África, da negritude e dos movimentos de emancipação negra durante o período são destacados, assim como a relação com as musicalidades urbanas negras da época. No entanto, os personagens africanos são retratados de forma caricata, seguindo padrões humorísticos da televisão daquela época.
O filme opera de maneira ambígua, pois apesar de abordar personagens e temas negros de forma significativa, há uma diluição das experiências negras em prol de um discurso de identidade nacional, em meio a um período de disputa entre esquerdas e a ditadura. Olhando para as representações sobre a África e a negritude presentes na obra, é importante refletir sobre como essas ideias evoluíram ao longo do tempo e o que revelam sobre as concepções de Brasil no contexto do cinema brasileiro.
Referência:
RIBEIRO, Ana Paula Alves. “Rio de Janeiro e sua herança africana: históricas contadas por Zózimo Bulbul”. Todas as Artes: Revista Luso-Brasileira de Arte e Cultura.