Sincelos bloqueiam a extensa janela
Com vidro antigo
A sombra do melro
Passou várias vezes por ali
A aura
Desenhou na penumbra
Uma causa misteriosa
Parece-me essencial introduzir uma nota pessoal antes de discutir sobre o arquivo de Jorge Bodanzky. Cerca de um ano atrás (2023), fui informado pela equipe de cinema do IMS sobre uma notícia surpreendente: a instituição tinha adquirido os arquivos pessoais de Bodanzky, que incluíam, além de um grande número de fotografias still, diversos materiais cinematográficos inéditos de natureza documental em formatos variados, como super-8 e vídeo analógico. Essa descoberta e preservação ao longo dos anos são verdadeiramente surpreendentes. O IMS havia digitalizado esse material e começado a catalogá-lo para uma grande exposição no ano seguinte, juntamente com uma retrospectiva da obra de Bodanzky.
A tarefa de analisar o arquivo revelou-se desafiadora: aproximadamente 407 minutos de rolos de super-8 digitalizados, contendo desde registros familiares até bastidores de reportagens para TV alemã, e cerca de 4.400 minutos de material em vídeo de diferentes formas, evidenciando a diversidade da produção de Bodanzky. O arquivo revela conexões claras entre o pessoal, o político e o cinematográfico, mostrando a multiplicidade de interesses e experimentações do diretor. Além disso, inclui reportagens importantes sobre autoritarismo na América Latina e resistência popular em meio a ditaduras. Bodanzky buscava construir uma instância de controle e registro de seus projetos, mantendo um equilíbrio entre expressão pessoal e necessidades de comunicação com o público. Esses materiais refletem sua relação com a televisão e suas tentativas de educar através dos meios de comunicação de massa.