Search

Pela primeira vez, China conquista todos os 8 ouros no salto ornamental de uma edição olímpica – Gazeta de Sorocaba

A supremacia da China nos saltos ornamentais das Olimpíadas é notável, porém o desempenho dos atletas chineses em Paris-2024 é verdadeiramente excepcional: o país conquistou todas as oito medalhas de ouro disponíveis na modalidade.

O domínio chinês foi consolidado no último sábado, quando Cao Yuan manteve seu título olímpico na plataforma de 10 metros. O atleta chinês de 29 anos obteve 547,50 pontos, enquanto o japonês Rikuto Tamai ficou com 507,65. O bronze foi para o britânico Noah Williams, com 497,35. Cao Yuan é o primeiro homem desde Greg Louganis, dos EUA, em Seul-1988, a conquistar dois ouros consecutivos na plataforma de 10 metros.

O programa olímpico dos saltos ornamentais expandiu de quatro para oito provas nos Jogos de Sydney-2000. Desde então, os chineses já haviam conquistado 7 ouros em uma mesma edição por três vezes, mas nunca haviam alcançado o topo do pódio em todas as disputas.

A última vez que algo parecido ocorreu foi em Helsinque-1952, quando os americanos venceram as quatro provas do programa. Os Estados Unidos dominaram os primeiros anos dos saltos ornamentais nas Olimpíadas, mas testemunharam o crescimento chinês a partir do primeiro ouro dos asiáticos em Los Angeles-1984.

A partir de Sydney-2000, os chineses foram campeões em 46 das 56 provas olímpicas de saltos ornamentais disputadas. O país encerra a edição de Paris com 11 medalhas nas competições, uma a menos do que o total conquistado nos Jogos de Tóquio, em 2021.

Apenas outro país conseguiu 12 medalhas em saltos ornamentais em uma única edição olímpica. Em Los Angeles-1932, os americanos tiveram uma performance impecável e ocuparam todos os lugares do pódio nas quatro provas.

https://gazetadesorocaba.com/china-ganha-todos-os-8-ouros-dos-saltos-ornamentais-de-uma-edicao-olimpica-pela-1a-vez/