Em apenas um mês, os casos de dengue em Sorocaba aumentaram de forma significativa, com um aumento de mais de 700% em relação ao mesmo período do ano anterior. A secretaria de saúde já confirmou 19 casos em 2024, em comparação com os oito casos registrados em janeiro do ano passado.
A preocupação com o mosquito também se estende a outras cidades, como Jundiaí, onde um estudo indicou que os casos contraídos na cidade superaram os casos importados em 2024. Dos 50 casos positivos em janeiro, 33 foram contraídos localmente, sendo 23 deles apenas no bairro de Ivoturucaia. Itapetininga também registrou 39 casos.
Independentemente da cidade, é fundamental seguir os cuidados recomendados. De acordo com o ministério da saúde, os tambores e caixas d’água são os principais criadouros do mosquito, seguidos por garrafas, calhas e lajes. Além disso, a água das piscinas deve ser tratada com frequência. Em caso de sintomas como febre alta, dores nas articulações, mal estar e manchas vermelhas, é essencial procurar um médico, uma vez que a dengue pode ser fatal.
https://www.tvsorocaba.com.br/regiao-esta-em-alerta-em-relacao-a-dengue/