O Ministério Público do Trabalho assinou dois termos de ajuste de conduta (TAC) com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (URBES) após uma vistoria que identificou problemas estruturais nos terminais municipais.
A inspeção realizada em setembro de 2023 apontou questões nas bilheterias dos terminais Santo Antônio e São Paulo, como ausência de tablado, pé-direito baixo, balcões com altura inadequada e instalações elétricas precárias (fiação exposta e sem aterramento). Além disso, os postos de trabalho não estão em conformidade com as regras ergonômicas e documentos foram entregues fora dos padrões. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros também não foi apresentado.
A URBES tem 90 dias para cumprir as obrigações estabelecidas nos termos de ajuste de conduta, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por infração, além de R$ 1.000,00 por trabalhador prejudicado.
A URBES afirmou em nota que as ações de melhoria foram iniciadas imediatamente após a assinatura dos termos de ajustamento e que todos os apontamentos do MPT estão sendo corrigidos. Os serviços de melhoria estão sendo realizados durante a madrugada para não interferir no atendimento aos usuários do transporte público.