O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou hoje que a instituição não aguarda um corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) antes de decidir pelas suas próprias ações. “Nossa decisão se baseia exclusivamente nos dados disponíveis e não na ação do Fed”, disse Bailey.
Mantendo a taxa básica inalterada, Bailey destacou as diferenças na dinâmica de inflação entre o Reino Unido e os EUA, indicando que o mercado britânico tem se mostrado mais atento à política monetária dos Estados Unidos do que à local.
Em paralelo, Ben Broadbent, outro membro do BoE, reconheceu a necessidade de que os juros nos EUA sejam “mais restritivos” em comparação com os do Reino Unido.