Imagens: Michelle Alves
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início, nesta sexta-feira (19), aos trabalhos de manutenção e recuperação das margens do córrego que corta a Vila Barão, no local onde está situada a Comunidade Canta Sapo.
As ações serão realizadas em uma extensão de aproximadamente 480 metros, entre a Avenida Adão Pereira de Camargo e a Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans. A previsão é que sejam concluídas em até 90 dias.
Além do desassoreamento, roçagem e recomposição das margens, será feita a substituição de duas passarelas de madeira na região. Elas serão reconstruídas com quatro aduelas de concreto armado, com dimensões de 2,5 metros de altura, 2,5 metros de largura e um metro de espessura. Ou seja, cada passarela terá cerca de cinco metros de comprimento e dois metros de largura.
O serviço de manutenção dos córregos é realizado de maneira contínua pelo Saae/Sorocaba, em todas as regiões da cidade, de acordo com um cronograma estabelecido ou demandas emergenciais.
Desde 2021, os trabalhos de estabilização dos taludes neste córrego têm sido constantes, incluindo a limpeza e remoção de entulho, lodo e outros resíduos presentes no local.
Nesse período, também foram implantados 1.400 metros quadrados de grama nos taludes do córrego, além da instalação de 12 metros de gradil em uma das passagens de pedestres, próxima à Avenida Adão Pereira de Camargo, e da manutenção das estradas de terra nas proximidades para facilitar a mobilidade.
https://gazetadesorocaba.com/saae-sorocaba-inicia-recuperacao-de-margens-de-corrego-na-vila-barao/