SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Novamente, a poluição do ar em São Paulo atinge níveis alarmantes. Nesta terça-feira (10), a cidade se mantém como a pior colocada em qualidade do ar entre 120 cidades monitoradas pelo site suíço IQAir, pelo segundo dia consecutivo. No ranking, que engloba apenas grandes áreas urbanas, São Paulo supera outras importantes metrópoles ao redor do globo.
O monitoramento é realizado pela empresa suíça especializada em tecnologia da qualidade do ar, com base em informações de governos, instituições de pesquisa e organizações sem fins lucrativos. A classificação segue padrões de qualidade americanos, sendo que São Paulo registrou índice de 158, ultrapassando cidades como Kinshasa, na República Democrática do Congo (140), e Dubai, nos Emirados Árabes (135). Delhi, na Índia (112), e Jerusalém, em Israel (104), completam a lista das cinco cidades com ar mais poluído.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) classificou a qualidade do ar na região metropolitana de São Paulo como muito ruim nesta terça-feira (10). O alto índice de material particulado suspendido no ar é o motivo apontado, agravado pelas condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão de poluentes, devido à estiagem e aos ventos fracos. O alerta é para que pessoas com condições respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças evitem esforços físicos ao ar livre.
SIGNIFICADO DOS NÍVEIS DE QUALIDADE DO AR
– Moderado: Pessoas sensíveis podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço. A população em geral não é afetada.
– Ruim: Todos podem apresentar sintomas como tosse seca, cansaço e irritação nos olhos, nariz e garganta. Pessoas sensíveis podem ter efeitos mais graves na saúde.
– Muito ruim: Todos podem ter sintomas agravados, como dificuldade para respirar. Grupos sensíveis têm riscos sérios à saúde.
– Péssimo: Riscos graves de doenças respiratórias e cardiovasculares para toda a população, com aumento de mortes prematuras em grupos sensíveis.
O tempo seco e a onda de calor fora de época devem persistir em São Paulo até domingo (15), com a possibilidade de chuvas isoladas no início da próxima semana. A máxima temperatura prevista até sexta-feira (13) é de 33°C a 34°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
CIDADE
– 1º – São Paulo
– 2º – Kinshasa, na República Democrática do Congo
– 3º – Dubai, nos Emirados Árabes
– 4º – Delhi, na Índia
– 5º – Jerusalém, em Israel
Fonte: IQAir, às 8h de 10.set