Search

São Paulo mantém alerta de risco elevado para incêndios até sábado – Comando Notícia

A Defesa Civil do estado de São Paulo estendeu o alerta de perigo elevado para incêndios até o próximo sábado (14). Desde o início de setembro, os alertas estão ativos, com exceção do litoral paulista, que é a única região sem alto risco de incêndios florestais. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) estadual, as temperaturas podem alcançar até 39 graus Celsius (°C) e a umidade relativa do ar (URA) pode chegar a 20% em algumas áreas.

Os danos à agricultura são mais significativos nas plantações de cana nos setores central e norte do estado. A previsão indica que os próximos dias serão marcados por um clima seco e estável em São Paulo, sem previsão de chuvas, resultando em um aumento gradual das temperaturas, o que causará sensação de calor e um ambiente abafado em todo o território paulista.

As temperaturas podem atingir os 33 °C na região metropolitana da capital durante o período mais quente do dia. No último final de semana, os termômetros chegaram a marcar até 38 °C nas ruas por volta das 13h. A umidade relativa do ar deve permanecer abaixo dos 35%. Pelo menos duas comunidades, uma em Osasco e outra ao sul da capital, registraram incêndios hoje, resultando na destruição de 13 residências, sem causar vítimas.

Para as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, as temperaturas devem oscilar em torno de 38 °C, com umidade relativa do ar abaixo de 20%. Em Presidente Prudente e Marília, os termômetros podem chegar a máximas de 39 ºC, com URA abaixo de 25%. Já em Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, as temperaturas máximas podem atingir os 34 °C, com URA abaixo de 25%. Nas áreas de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, onde a maioria dos focos de incêndio tem se concentrado desde a segunda quinzena de agosto, as máximas podem chegar a 36 °C, com umidade abaixo de 25%.

A Defesa Civil e a Secretaria de Saúde recomendam medidas como manter-se hidratado, utilizar soro nos olhos e nariz, proteger-se dos raios solares e evitar atividades ao ar livre nos horários mais críticos do dia. Em áreas afetadas por queimadas, é sugerido usar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 como proteção adicional contra a inalação de partículas nocivas no ar. Essas recomendações são especialmente direcionadas aos grupos de risco, como crianças menores de 5 anos, gestantes, pessoas com comorbidades e idosos.

Na última terça-feira (10), o CGE registrou dez focos de incêndio em todo o estado de São Paulo. A qualidade do ar em várias regiões foi classificada como “muito ruim” e “ruim” devido às altas concentrações de partículas finas inaláveis, como poeira, fuligem e fumaça suspensas na atmosfera. A Cetesb suspendeu temporariamente as autorizações para queima no estado, com exceção para a criação de aceiros que evitem a propagação do fogo e para atividades de manejo fitossanitário autorizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Com informações: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto

https://comandonoticia.com.br/sao-paulo-prorroga-ate-sabado-alerta-de-risco-elevado-para-incendios/