Search

Taxas de juros futuras caem com IPCA e ajustes do mercado – Gazeta de Sorocaba

Os índices de juros negociados no mercado futuro apresentaram tendência de queda desde o início das operações e atingiram novas mínimas em toda a curva pouco antes do fechamento deste texto, acompanhando a movimentação dos mercados de Treasuries e ações, que também registraram certa recuperação. A diminuição das taxas ocorreu mesmo diante do aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em maio (0,46%), superando as expectativas, e é atribuída a um ajuste após as significativas altas na sexta-feira.

“O IPCA de maio reforça uma postura mais cautelosa em relação à política monetária, mas hoje o mercado ainda está corrigindo o estresse ocorrido na sexta-feira”, afirmou o economista André Perfeito.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi questionado recentemente sobre uma possível mudança na regra de reajuste dos pisos de saúde e educação, que está sendo estudada pela equipe econômica como forma de conter o aumento dos gastos do Executivo. Ele respondeu que existem várias hipóteses sendo discutidas pelas áreas técnicas em relação aos gastos, mas que nenhuma delas foi ainda submetida à avaliação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 10h39, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em janeiro de 2025 estava com uma taxa de 10,620%, em comparação com os 10,681% do dia anterior. O DI para janeiro de 2027 projetava 11,530%, frente a 11,619%. Já a taxa para janeiro de 2029 era de 11,88%, ante 11,95%.

https://gazetadesorocaba.com/taxas-futuras-de-juros-absorvem-ipca-e-operam-em-queda-em-dia-de-ajustes/