Aterro sanitário é um local onde são colocados resíduos sólidos gerados por atividades humanas, resíduos domésticos, comerciais, hospitalares, dentre outros, que são descartados em um só local para amenizarem o impacto que o lixo provoca em nosso planeta Terra. Confira abaixo mais informações sobre aterro sanitário em Sorocaba.

Conteúdo

Aterro Sanitário em Sorocaba

Todos os tipos de resíduos os quais produzimos diariamente, seja em nossas casas, nossos trabalhos, escolas, ou os produzidos em usinas, hospitais, comércios, entre outros, são diretamente responsáveis pela poluição do meio ambiente de nosso planeta. Mas como isso acontece?

Como acontece a poluição?

O lixo, quando amontoado em um lugar só, produz um tipo de líquido escuro, viscoso e malcheiroso que recebe o nome de chorume. O chorume libera uma substância química chamada de gás metano (CH4) que é um dos principais causadores do efeito estufa de nosso planeta, sendo mais prejudicial para o aquecimento global do que o dióxido de carbono (CO2).

O aterro sanitário viabiliza recolher o chorume, visando diminuir o efeito que ele causa no planeta, reduzindo a emissão desse gás na atmosfera, na contaminação do solo e dos lençóis freáticos, assim, diminuindo também o aquecimento global.

Alternativas encontradas

Uma das alternativas encontradas por pesquisadores foi usar o gás metano para a produção do biogás, um biocombustível derivado de materiais orgânicos e fonte de alternativa de energia renovável, uma vez que é feita, basicamente, do lixo.

Os aterros

Os aterros são espaços enormes afastados dos centros das cidades, onde recebem todo o lixo produzido pela população diariamente. Geralmente são cercados por muita vegetação, para evitar aterros clandestinos.

Para serem construídos, primeiramente, deve-se cavar um buraco que não deve ultrapassar os dois metros de altura por conta dos lençóis freáticos. Depois é colocada uma manta de plástico polietileno e também pedras por onde escorrerão os líquidos e gases liberados pelo lixo.

Os aterros tem uma quantidade certa de lixo a ser despejada por dia, para que não ultrapasse e gere problemas, provocando o inverso do que é pretendido.

Em Sorocaba

A cidade de Sorocaba também possui um aterro sanitário, para que o controle do lixo seja regulamentado. A seguir, veja mais algumas informações sobre Aterro Sanitário em Sorocaba.

Rolar para cima