A Industria começou a partir do século XIX, e surgiu na Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, sendo uma ação econômica que tinha por intenção fazer com que as matérias-primas se tornassem produtos para comercialização, e fazia-se uso de máquinas, humanos e energia.

A industria em Sorocaba

Antigamente a cidade de Sorocaba tinha outro foco para a sua economia, o comércio. apesar dessa fase comercial, Sorocaba entrou em uma fase pré-industrial no começo do século XVI com a descoberta do minério de ferro e a fundição. Um dos grandes influenciadores da expansão industrial da cidade, foi a estrada de ferro sorocabana, que fez com que Sorocaba se tornasse um dos maiores e mais completos Parques Industriais do interior de São Paulo, sendo até mesma reconhecida como a “Manchester Paulista”, fazendo referencia a cidade de Manchester na Inglaterra, onde se teve o inicio da Revolução Industrial e onde houve o um grande crescimento da industria.

A cidade de Manchester na Inglaterra, também contava com atividades no ramo têxtil do mercado, assim como Sorocaba.

Qualificações para a Industria

Antigamente, diferente de hoje não se era exigidas muitas qualificações para se trabalhar nas industrias, porque os ensinamentos eram repassados pelos funcionários da empresa, além dos filhos dos colaboradores das empresas estudarem nas escolas das próprias industrias para futuramente já serem encaminhados para trabalhar.

Naquela época, o conceito de estudar e de escolas era mais pesado e rígido, os estudos eram encarados de uma forma muito diferente do que é hoje, porém os trabalhos da época eram muito mais braçais e pesados em comparação com hoje em dia, em que a tecnologia facilita o trabalho e desempenho humano.

Por conta da tecnologia que as industrias adquiriram para agilizar o serviço, hoje em dia é cobrado um estudo mais aprofundado na área, diferente de antigamente.

Sorocaba hoje é reconhecida como uma cidade industrial, por possuir centenas de industrias que construíram aqui suas histórias e suas raízes.

Visitas: 2

Fechar Menu