Se tem uma profissão que merece todo o nosso respeito é a dos bombeiros, pessoas sempre dispostas a ariscar as suas próprias vidas em função de salvar outras em perigo.

O bombeiros tem muitas funções em sua área de atividade, dês de incêndios até enchentes e muitas outras areas que tem a possibilidade de pessoas correndo risco de vida, confira a seguir um pouco sobre o treinamento e como funciona o dia a dia dos bombeiros em Sorocaba!

Conteúdo

Bombeiros em Sorocaba

O bombeiro é o profissional responsável por unir a força com a vontade de salvar vidas de pessoas em perigo. Ele é responsável por acidentes caseiros, pela preservação de algum patrimônio público ameaçado de destruição, regatar pessoas de acidentes, incêndios e afogamentos, entre outros.

Para alguém participar do corpo de bombeiros é necessário ter, no mínimo, dezoito anos, ser brasileiro, possuir a carteira de reservista (no caso dos homens) e ter o ensino médio completo. A pessoa que quiser participar precisa ainda, além disso, ter entre 1,60 e 1,65 de altura mínima e saber nadar e dirigir.

Surgimento

Ao longo da história do mundo, grandes incêndios atingiram diversas áreas e, por conta disso, foi necessário criar um grupo de combate ao fogo, ou o primeiro corpo de bombeiros do mundo. Na Grécia, por exemplo, o sistema funcionava por meio de vigias noturnos. Caso algum deles visse um incêndio em algum lugar, tocavam um alarme de incêndio para avisar as outras pessoas da cidade.

Da mesma forma que a Grécia, Roma também implantou esse tipo de sistema, depois que as chamas devastaram quase cidades inteiras. Com o tempo essa profissão evoluiu, juntamente com os equipamentos dos bombeiros, até resultar na profissão a qual conhecemos hoje em dia.

Na cidade de Sorocaba

Na cidade de Sorocaba possuímos o corpo de bombeiros, como cada cidade deve ter, caso aconteça algum acidente ou incêndio, e além disso, também possuímos a escola de bombeiros, para pessoas que queiram seguir a carreira.

Rolar para cima