Broncoscopia, endoscopia respiratória

Broncoscopia o que é?
Se trata de um exame feito através da endoscopia que é um equipamento que possui fibra ótica para possibilitar a visualização do interior do sistema respiratório, desde a laringe até os brônquios. Quando o exame da endoscopia fica apenas até a laringe, que é o local das cordas vocais, o exame é chamado de laringoscopia direta, quando a traqueia é incluída no procedimento, passa a se chamar traqueoscopia; e se o aparelho da endoscopia avançar mais pelo percurso alcançando os brônquios, passa a se chamar broncoscopia, sendo natural passar por todos os outros exames.
Qual a indicação desses exames?
Quando há casos de rouquidão, para se ter um diagnóstico preciso da situação que esta as cordas vocais e a laringe, é necessário uma laringoscopia. Em casos onde se tenha uma suspeita de alterações na tireoide, esôfago ou alguma região do pescoço e traqueia, é necessário se fazer uma traqueoscopia, e em casos de escarros com sangue, dificuldades para respirar, insuficiência respiratória mediana à grave, asma entre outros problemas com os brônquios e os pulmões, é necessário ser feito a broncoscopia.
Como funciona o exame?
O procedimento é feito mediante a sedação ou anestesia do paciente, para evitar os reflexos naturais de vômito que podem acontecer durante o exame, Depois que a sedação fizer efeito,o médico introduz o aparelho através do nariz ou pela boca, fazendo com que o equipamento faça o caminho que o oxigênio percorre até chegar nos pulmões. A duração do procedimento da broncoscopia dura de 5 a 10 minutos em geral, mais depende da técnica que é utilizada pelo especialista, e também depende do material a ser coletado através do exame.
Efeitos colaterais e riscos
Todos sabemos que por mais que seja um exame tecnicamente simples, não é um exame muito agradável, porém a maior parte dos relatos de pacientes que realizaram os exames, se queixavam mais dos efeitos da anestesia do que do próprio procedimento, ou seja, o médico usando a técnica adequada e esclarecendo os efeitos da sedação pós procedimento, não costuma gerar problemas posteriores.