Na cidade de Sorocaba existem Cartórios de Registros Civis disponíveis para que os cidadãos possam registrar seus filhos ou registrar-se depois de casar. Saiba mais informações sobre Cartório de Registro Civil em Sorocaba a seguir.

Conteúdo

Cartório de Registro Civil em Sorocaba

O que é Cartório de Registro Civil?

Para diversas ações as quais não realizamos diariamente, mas alguma hora iremos precisar, é no Cartório que devemos ir. Para registrar algum documento, retirar algum documento ou atualização do mesmo, o local adequado é o Cartório de Registro Civil.

Com a modernização e o uso contínuo da internet, os Cartórios também passaram a ter um domínio online, disponibilizando e facilitando alguns tipos de serviço sem que a pessoa tenha que ir até um Cartório físico resolver.

Os Cartórios nada mais são serviços de organização técnica e administrativa que visam garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia de atos jurídicos.

Como surgiu?

Antigamente, há muitos e muitos anos atrás, somente as pessoas mais importantes eram registradas ao nascer ou morrer. Obviamente, não havia o cartório atual como conhecemos. Com a acensão da Igreja Católica e queda do Império Romano, sobrou para a Igreja a tarefa de registar quem morria e quem nascia, mas ainda assim, somente um grupo seleto era registrado.

No início do século XIX, com o Código Napoleônico, a França retirou da Igreja a obrigação dos registros a transfere para o Estado como responsabilidade dele. Ali se iniciava a laicização do registro de nascimento e morte das pessoas.

No Brasil, no ano de 1875, somente as grandes cidades brasileiras deram início ao registro de pessoas e a partir de 1888 a Igreja deixava oficialmente de realizar esta função, cujas mudanças foram feitas pelas constituições republicanas.

Em Sorocaba

Na cidade de Sorocaba possuímos diversos cartórios responsáveis pelo registro de nascimento, morte ou de casamento de pessoas, disponíveis para os moradores.

Rolar para cima