A Guard Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), conseguiu identificar, na manhã deste sábado (25), o indivíduo responsável por furtar equipamentos eletrônicos de uma igreja na região da Vila Carvalho, Zona Norte da cidade. O crime ocorreu na madrugada de quinta-feira (23) e o suspeito, de 44 anos, foi flagrado pelas câmeras de vigilância. Ele residia em Embu das Artes, onde a GCM local realizou a prisão e recuperou os objetos roubados, com base nas informações fornecidas pela Guarda de Sorocaba.
O suspeito, que possui um extenso histórico criminal com mais de 20 registros por furtos em igrejas, contou com a ajuda de um motorista de aplicativo para deixar o local após o crime. Os itens roubados (dois teclados, dois microfones, uma mesa e um aparelho de som) foram embalados e, após o delito, o autor pegou um ônibus de volta para Embu das Artes.
De acordo com a GCM, as informações obtidas por meio do sistema de monitoramento foram cruciais para desvendar o caso. A identificação do suspeito e os detalhes do crime foram repassados para a GCM de Embu das Artes, que conseguiu localizá-lo durante um patrulhamento nas proximidades de sua residência.
Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir, mas foi capturado e confessou a autoria do furto em Sorocaba, indicando até mesmo o local onde os objetos estavam guardados. A ação também levou à prisão de outro indivíduo encarregado, pelo autor do crime, de comercializar os produtos roubados e que estava sendo procurado pela Justiça.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Embu das Artes, onde o delegado determinou o indiciamento por furto e o acusado permaneceu sob custódia, assim como o fugitivo. O comandante da GCM de Sorocaba compareceu à delegacia junto com o proprietário dos equipamentos furtados para recuperar os objetos e agradecer pela eficácia da atuação da Guarda Municipal de Embu das Artes, que colaborou de forma diligente com a corporação local.