Conselhos Municipais são essenciais em uma cidade para que a população possa falar com os responsáveis pela melhoria da cidade e possam, de fato, realizar mudanças para que a mesma se torne um lugar agradável e confortável de se viver. Na cidade de Sorocaba existem alguns deles responsáveis por tais mudanças. Veja a seguir mais informações sobre Conselhos Municipais em Sorocaba.

Conteúdo

Conselhos Municipais em Sorocaba

No geral, um Conselho Municipal é um órgão público responsável por ser um canal efetivo da participação da população nas mudanças e aprimoramentos de uma cidade. É o que permite que a vontade da população deixe de ser apenas um direito, passando a ser uma realidade.

Existem diferentes tipos de Conselhos Municipais, tais como Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, entre outros tipos.

Surgimento

Os Conselhos Municipais tiveram sua origem há muitos e muitos anos. Entende-se que o primeiro Conselho criado era o Conselho de Anciões, ainda no tempo de Moisés. Posteriormente tiveram Conselhos como, Conselho dos Quinhentos, na Grécia antiga, Conselhos Consultivos nas primeiras colônias britânicas, Conselhos Administrativos nas colônias portuguesas ( séc. XII e XV, Comuna de Paris, 1870, e assim por diante, até termos os conselhos da foma a qual conhecemos atualmente.

Sempre que algo não está certo ou necessita de uma melhoria, seja na área da saúde, da educação, da assistência social, a população pode procurar os Conselhos Municipais de sua cidade para reivindicar direitos que pertencem a eles.

Caso uma cidade não possua um Conselho Municipal, a população depende diretamente do Conselho estadual de Educação do Estado onde se localizam. Geralmente, a sede se encontra na Capital das respectivas cidades.

Na cidade de Sorocaba

Em nossa cidade, possuímos alguns Conselhos Municipais responsáveis por questões como saúde e educação. A seguir, veja uma lista com os contatos dos Conselhos Municipais de Sorocaba para mais informações.

Rolar para cima