As ferrovias foram construídas para o transporte dos trens há muitos anos. Os trens já foram meio de transporte frequentemente utilizados, transportando diversos tipos de mercadoria em nosso país de uma cidade para a outra. Na cidade de Sorocaba ainda existem ferrovias que ainda comportam alguns trens. Saiba a seguir mais informações sobre Ferrovias em Sorocaba.

Conteúdo

Ferrovias em Sorocaba

As ferrovias surgiram há muitos anos. Acredita-se que o primeiro sistema de transporte movimentado por trilhos foi desenvolvido na Grécia Antiga, por volta de 600 a.C., com um percurso de 8 km de distância, e, neste percurso, muitas pessoas e até mesmo animais transportavam mercadorias grandes como embarcações.

A Alemanha, posteriormente, desenvolveu um sistema de transporte chamado wagon ways que era formado por trilhos de madeira e, muitas vezes, puxado por tração animal. Era um transporte muito comum na extração de minério e, até hoje, ainda é utilizado para a retirada de minério e também água do fundo das minas.

Tempos mais tarde, por volta de 1776, os trilhos de madeira foram substituídos por trilhos de ferro, os trilhos como conhecemos atualmente, chamados de rail way. Esse meio de transporte se difundiu com o tempo e apenas no ano de 1804 surgiu a primeira locomotiva a vapor, inovação desenvolvida pelo engenheiro britânico Richard Trevithick, na cidade de South Wales.

Depois dessa invenção, as máquinas foram substituindo pessoas e animais com mais força e velocidade, proporcionando o aumento da quantidade de cargas e o aumento da quantidade de vagões, até se transformarem nas ferrovias as quais conhecemos atualmente.

Em Sorocaba

Na cidade de Sorocaba ainda existem ferrovias ativas, porém somente os trens de carga as utilizam. Contudo, existem projetos para que o transporte de pessoas volte a funcionar, realizando viagens de Sorocaba à São Paulo, por exemplo.

A seguir, veja mais informações e contatos sobre as Ferrovias em Sorocaba.

Rolar para cima