Nesta quarta-feira, 23, houve um interesse da França em explorar oportunidades de negócios com o Brasil em diferentes áreas, como investimentos em energia renovável no Nordeste, colaboração em pesquisa científica, aquisição de helicópteros para uso militar e colaboração na indústria de saúde, incluindo a produção de vacinas. O encontro ocorreu entre representantes brasileiros e uma delegação francesa liderada pela ministra encarregada do Comércio Exterior e dos Franceses no Estrangeiro, Sophie Primas, conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A parceria entre Brasil e França foi destacada como histórica e fundamental para ambos os países, segundo o secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa. Ele também pediu apoio da delegação francesa para que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja finalizado. A resistência da França, liderada por Emmanuel Macron, é um dos desafios políticos nesse processo, como já expressado pelo presidente francês.
Durante a reunião, Primas afirmou que o tema é delicado para a França e se comprometeu a levar a demanda brasileira a Macron. Elias Rosa ressaltou a importância de um alinhamento entre os dois países para a conclusão do acordo e para mostrar ao mundo a possibilidade de um caminho vantajoso para todos os envolvidos.
O secretário-executivo também apresentou os avanços do Brasil em relação à transição energética e as oportunidades de negócios decorrentes, como a produção de energia eólica offshore e de hidrogênio verde, em resposta às solicitações de investimentos da delegação francesa.