A pandemia da COVID-19 ainda é motivo de preocupação para as autoridades de saúde, principalmente devido à baixa cobertura vacinal em todo o país. Em Sorocaba, a situação não é diferente, com números que estão aquém do esperado. Segundo dados da Secretaria de Saúde, a primeira dose da vacina foi administrada em mais de 690 mil moradores, sendo que apenas cerca de 623 mil receberam a segunda dose. No entanto, a adesão às doses subsequentes tem caído consideravelmente, com apenas pouco mais de 171 mil pessoas vacinadas com a dose bivalente, alcançando apenas 23% do público-alvo, enquanto a meta é de 95% de cobertura.
No decorrer deste ano, Sorocaba já contabilizou 2048 casos de COVID-19 e registrou seis mortes pela doença, sendo dois óbitos de mulheres e quatro de homens, todos com algum tipo de comorbidade.
Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a imunização adequada da população e conter a propagação do vírus. É fundamental que a adesão à vacinação seja incentivada e que as medidas de prevenção continuem sendo adotadas de forma rigorosa.