O Ministério da Fazenda é um órgão público responsável pela política econômica nacional e da administração fazendária do país. Todas as cidades possuem um órgão do Ministério da Fazenda em suas instalações, justamente para cuidar dessas questões políticas econômicas. Na cidade de Sorocaba também existe um deles. A seguir, leia mais um pouco sobre Ministério da Fazenda em Sorocaba.

Conteúdo

Ministério da Fazenda em Sorocaba

O Ministério da Fazenda, ou MF, é um órgão de responsabilidade nacional, isto é, tem poder sobre todo o território do Brasil, e tem como função cuidar de toda a parte financeira do país. Ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensa, a palavra “fazenda”, neste caso isolado, não possui absolutamente nenhuma relação com questões agrárias ou agrícolas.

“Fazenda” se deriva do latim “coisas a serem feitas” que também pode significar “tesouro público”.

Surgimento

Em nosso país, o Ministério da Fazenda teve sua criação no ano de 1808, na mesma data em que o Rei de Portugal e outros nobres portugueses chegaram ao Brasil e imediatamente iniciaram o processo de criação de uma variedade muito grande de instituições no país.

Sob a responsabilidade do Ministério da Fazenda, estão todas as questões financeiras, tais como:

  • Controle de crédito
  • Controle de moeda
  • Arrecadação tributária federal
  • Fiscalização da arrecadação tributária federal
  • Análise de impostos que são destinados à previdência social

Além disso, o Ministério da Fazenda é responsável por mais uma variedade de obrigações que afetam diretamente a economia de nosso país. Para isso, é necessária a elaboração de uma série de programas e ações e o planejamento de quais serão os objetivos econômicos, além de uma estratégia para alcançá-los.

No geral, o Ministério da Fazenda é quem se responsabiliza pelas questões financeiras mais importantes do país, fiscalizando, analisando e decidindo como aumentar os lucros mais facilmente.

Em Sorocaba

Na cidade, possuímos um Ministério da Fazenda pronto para atender qualquer dúvida relacionada à área. A seguir, veja mais informações sobre o Ministério da Fazenda.

Rolar para cima