Em São Paulo, o técnico Abel Ferreira experimentou algo inédito em sua carreira: a eliminação antes das semifinais tanto na Copa Libertadores da América quanto na Copa do Brasil, deixando o Palmeiras com apenas o Brasileirão como competição pela frente em boa parte da temporada.
Em um intervalo de apenas duas semanas, o Palmeiras viu suas chances nas duas copas serem encerradas, sendo derrotado pelo Flamengo nas oitavas da Copa do Brasil em 7 de agosto e sendo eliminado nas oitavas da Libertadores pelo Botafogo nesta quarta-feira (21).
Com três meses e meio pela frente até a última rodada do Brasileirão, Abel terá a oportunidade de focar em cada uma das 15 rodadas restantes do campeonato nacional.
Nos últimos dois anos, o treinador teve momentos semelhantes para focar apenas no Brasileirão, mas teve menos tempo entre os jogos. Em 2023, por exemplo, Abel teve um mês e 28 dias de dedicação exclusiva ao campeonato, entre 8 de outubro e 6 de dezembro, após ser eliminado na Libertadores e na Copa do Brasil. Já em 2022, foram dois meses e três dias dedicados apenas ao Brasileirão, com 13 rodadas disputadas entre 10 de setembro e 13 de novembro.
No ano de 2021, após conquistar a Copa Libertadores, Abel teve apenas dez dias para se concentrar exclusivamente no Brasileirão, celebrando o título nas três rodadas finais da competição.
Em 2020, devido à pandemia de covid-19, Abel não teve nenhum momento com apenas uma frente, já que conquistou tanto a Libertadores quanto a Copa do Brasil, com a final da Copa nacional sendo disputada após o início do Paulistão da temporada seguinte.