Penitenciária em Sorocaba
Os crimes são muito comuns ao redor do mundo, embora, numa sociedade utópica, não devessem existir. Contudo, todas as pessoas envolvidas em crimes mais sérios, que demandam mais do que apenas o pagamento de uma multa, devem ir para penitenciárias do país, também conhecidas popularmente por cadeias ou prisões.
Infelizmente, muitas vezes, a maioria dos presos que saem da cadeia depois de cumprir a pena volta a cometer crimes, como assaltos e furtos, ou alguns até mesmo cometendo crimes mais sérios como assassinatos, podendo voltar muitas vezes para as penitenciárias, tendo muitas passagens pela polícia.
Surgimento
Acredita-se que, segundo a história, as penitenciárias tiveram início na Idade Média, com o propósito de castigar e repreender monges e clérigos que não cumpriam com suas devidas funções, sendo obrigados a ficarem confinados em suas celas meditando em busca do arrependimento de suas ações, desta forma, se conectando com Deus.
Se inspirando na ideia das prisões medievais, os ingleses foram responsáveis por construir a primeira prisão destinada diretamente para pessoas criminosas, em Londres, nos anos de 1550 e 1552.
Por vários séculos as prisões serviram para conter criminosos em civilizações antigas, como no Egito, na Pérsia, na Grécia, entre outras civilizações, onde os mesmos eram, muitas vezes, torturados.
No Brasil as penitenciárias tiveram início por volta do século XIX, quando se deu o início das construções de celas individuais para cada criminoso. Depois de muitos anos, as penitenciárias se transformaram nas quais conhecemos atualmente.
Em Sorocaba
Em Sorocaba existe também uma penitenciária para conter os criminosos da região. A seguir, saiba mais sobre penitenciária em Sorocaba.