A cidade de Sorocaba está progredindo em sua campanha de vacinação, oferecendo todas as doses necessárias e expandindo o horário de atendimento. De 8 a 12 de janeiro, a população poderá receber imunizações em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 18h.
Todas as vacinas estão disponíveis, com exceção da vacina contra varicela, aguardando o envio pelo Ministério da Saúde. As UBSs que participam desta iniciativa incluem Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Carandá, Cerrado, Éden, Fiori, Habiteto, Haro, Hortência, Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Márcia Mendes, Mineirão, Nova Sorocaba, São Bento, São Guilherme, Simus, Sorocaba 1 e Vitória Régia. As demais UBSs continuam operando no horário regular, das 8h às 16h.
A primeira dose da vacina Pfizer Bivalente está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais, incluindo profissionais da saúde, gestantes e puérperas, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPs), como casas de repouso, asilos, abrigos e residências inclusivas, trabalhadores dessas instituições, pessoas imunocomprometidas, além de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A segunda dose da Pfizer Bivalente está disponível para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas.
As vacinas contra a gripe (Influenza) estão disponíveis para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, com ou sem comorbidades. As vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer Adulto também são fornecidas aos respectivos públicos-alvo em todas as UBSs.
Para receber a primeira dose da Pfizer Bivalente, é necessário ter tomado pelo menos duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19 (esquema vacinal primário completo), respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. A segunda dose requer um intervalo mínimo de seis meses da aplicação da primeira dose da Pfizer Bivalente.
Embora as campanhas de vacinação coincidam com as aplicações contra a Covid-19, as vacinas podem ser administradas simultaneamente, sem a necessidade de intervalo. Dentre as opções disponíveis estão: Covid-19, Influenza (gripe), Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação.
A documentação necessária inclui RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. Crianças com comorbidades e pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar também um laudo médico. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no momento da imunização, portando a Carteirinha de Vacinação, documento de identidade e CPF ou Cartão do SUS. A prefeitura reforça a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva, e ressalta a necessidade de seguir as orientações de cada campanha para garantir a eficácia do processo.
Confira mais notícias de Sorocaba clicando aqui.