Search

Conmebol autoriza jogo da Libertadores em estádio localizado a 4 mil metros acima do nível do mar

A Conmebol deu autorização para que os jogos da Libertadores 2024 sejam realizados no Estádio Villa Ingenio, em El Alto, na Bolívia. O estádio do Always Ready é o segundo mais alto do mundo, situado a 4 mil metros acima do nível do mar. A decisão vem após reformas e uma campanha do clube para obter a permissão.

O veto anterior da Conmebol não estava relacionado à altitude, mas sim à necessidade de melhorias na iluminação, estacionamento, vestiários e áreas adjacentes ao estádio. Além disso, a entidade sul-americana exigiu a substituição do gramado sintético por grama natural, devido às condições ruins causadas pelas nevascas na região.

As reformas foram concluídas a tempo da edição deste ano da Libertadores. A Conmebol inspecionou o Villa Ingenio e confirmou a liberação. O Always Ready lançou a campanha “La Copa se juega EN CASA” (A Copa é jogada EM CASA) para valorizar o estádio e a decisão da Conmebol. O estádio foi inaugurado em 2017, com capacidade para 25 mil torcedores, e também é conhecido como Estádio Municipal de El Alto, pertencente ao município.

Desde 2021, o Always Ready tem sido mais presente na Libertadores, com jogos sediados no estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.637 metros de altitude. Foi lá que o time venceu Internacional, em 2021, e Corinthians, em 2022, ambos os jogos por 2 a 0.

O jogo do Always Ready contra o The Strongest, marcado para a próxima terça-feira no Villa Ingenio, foi suspenso pela Conmebol para garantir que o campo esteja em ótimas condições. Assim, o clube estreará o “novo” estádio no próximo dia 20, contra o Sporting Cristal, do Peru, pela segunda fase prévia do torneio. Caso avance, o clube enfrentará Puerto Cabello (Venezuela) ou Defensor (Uruguai) pela vaga na fase de grupos.

Quais são as consequências para os atletas que jogam na altitude?

São Paulo está a 760 metros acima do nível do mar, ou seja, uma diferença de 3.240 metros em relação a El Alto. Segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), em grandes altitudes, as moléculas de oxigênio ficam menos disponíveis ao organismo humano devido à diminuição da pressão atmosférica.

A SPDM também aponta que os sintomas pioram com a elevação da altitude, como dores de cabeça, falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos. A recomendação é progredir a altitude aos poucos. Por isso, os jogadores que não estão acostumados a ela tendem a cansar mais rapidamente e sentir falta de ar. A diferença de pressão também faz com que a bola possa ter movimentos e curvas diferentes das habituais para os times que jogam em altitudes mais baixas.

Os clubes brasileiros têm estratégias diferentes para lidar com a altitude. Alguns preferem chegar ao local da partida em cima da hora para que os jogadores não sintam as consequências do ar rarefeito. Outros levam tubos de oxigênio para os vestiários. Há também os times que optam por se instalar com antecedência na cidade com altitude para que seus atletas se acostumem gradualmente com o ar escasso na região. A Fifa já cogitou impedir jogos em certas altitudes, mas desistiu da ideia posteriormente.

https://gazetadesorocaba.com/conmebol-libera-estadio-com-altitude-de-4-mil-metros-para-jogos-da-libertadores/