A Defesa Civil emitiu um comunicado nesta quarta-feira (20) alertando sobre a previsão de fortes chuvas que devem atingir o estado de São Paulo a partir de amanhã (21) até sábado (23).
Segundo o alerta, as regiões mais afetadas pelas chuvas intensas serão a Baixada Santista, o litoral norte e o Vale do Paraíba. Para essas áreas, foi emitido um alerta vermelho, com previsão de volumes de chuva entre 180 milímetros (mm) para a Baixada Santista e 250 mm no Vale do Paraíba e litoral norte.
Já nas regiões de Campinas, Sorocaba, metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Itapeva, o alerta é laranja, com previsão de chuvas fortes e volumes variando entre 80 mm e 100 mm.
Nas demais regiões, que abrangem os municípios de Bauru, Araraquara, Marília, Presidente Prudente, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araçatuba e São José do Rio Preto, as chuvas serão de intensidade moderada, com volume entre 60 mm e 70 mm.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE) informou que a quinta-feira (21) será mais um dia quente na capital, com sol aparecendo entre nuvens de manhã. No entanto, a tarde e a noite podem trazer chuvas fortes e generalizadas devido à aproximação de uma frente fria.
O CGE alerta para o potencial de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra nas áreas de encosta.
Para a sexta-feira (22), a previsão é de mudanças no tempo: o dia será chuvoso e com queda de temperatura. O CGE destaca que, devido à persistência da chuva e ao solo encharcado, existe o risco de alagamentos e deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Foto: Paulo Pinto
https://comandonoticia.com.br/estado-de-sao-paulo-pode-ter-chuva-forte-de-quinta-feira-ate-sabado/